XXXII Simpósio Brasileiro de
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014
Chamada de Minicursos do SBRC 2014

O Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é o maior e mais relevante fórum da comunidade de pesquisa e desenvolvimento em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos no Brasil.

Uma das atividades técnicas importantes do SBRC é a apresentação de Minicursos, que têm como finalidade a atualização de acadêmicos e profissionais em temas atuais e não cobertos nas grades curriculares, ou que despertem grande interesse. Os minicursos são propostos pela comunidade e selecionados por uma comissão de avaliação de alto nível, formada por pesquisadores de destaque na área do simpósio.

São bem-vindas propostas de minicursos em áreas de pesquisa recentes ou ainda pouco exploradas, que tenham grande potencial para atrair o interesse de estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas ou para o mercado de trabalho.

Temas

Poderão ser submetidos minicursos cobrindo os temas sugeridos na Chamada de Trabalhos do SBRC 2014.

Clique aqui para ver a lista não exaustiva de tópicos de interesse

A lista de tópicos certamente não é exaustiva; outros tópicos podem ser abordados, desde que em consonância com o tema central do evento.

Formato dos Minicursos

Cada minicurso compreende uma apresentação presencial com 3 a 4 horas de duração, acompanhada de um texto escrito em Português ou Inglês, com 40 a 50 páginas no formato definido pela SBC. Os textos das propostas selecionadas serão publicados como capítulos do livro-texto "Minicursos SBRC 2014", que será distribuído entre os participantes do evento.

Processo de Seleção

Cada proposta submetida será avaliada por três ou mais membros do comitê de avaliação. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios:
relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação.

A fim de assegurar a diversidade dos minicursos oferecidos, as propostas selecionadas tratarão de temas distintos. Assim, caso duas ou mais propostas submetidas versem sobre o mesmo tema (ou sobre temas muito sobrepostos), apenas a melhor delas será selecionada, a critério do comitê de avaliação.

Instruções aos Proponentes

Professores e pesquisadores interessados em ministrar um minicurso devem submeter uma proposta contendo as seguintes informações:

1. Dados de Identificação
1.1. Título do minicurso
1.2. Autor(es): instituição(ções), endereço(s), telefone(s), e-mail(s)
1.3. Indicação do(s) autor(es) que apresentará(ão) o curso
2. Dados Gerais
2.1. Objetivos do curso e tratamento dado ao tema (ex: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação, etc.)
2.2. Perfil do público alvo
3. Estrutura prevista do texto (esboço do curso, tópicos/capítulos cobertos)
4. Para cada tópico/capítulo previsto no item 3, apresentar um resumo do conteúdo a ser abordado e previsão do número de páginas
5. Bibliografia utilizada na preparação do curso (máximo de 1 página)
6. Curriculum Vitae resumido dos autores (máximo de 1 página por autor)

O texto da proposta (itens de 1 a 5) deve ter entre 6 e 8 páginas. O documento com a proposta e os CVs deve ser organizado como um arquivo único em formato PDF.

A submissão de propostas será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/sbrc2014). Os proponentes deverão registrar previamente suas propostas nesse sistema (título, autor(es), resumo e palavras-chave).

Datas Importantes

Registro prévio: até 08/11/2013
Envio das propostas: até 17/11/2013
Comunicação de seleção: até 20/12/2013
Envio dos capítulos: até 02/03/2014

Coordenação de Minicursos
Prof. Carlos Maziero (UTFPR)
Email: sbrc2014.minicursos at gmail.com

Comitê de Avaliação dos Minicursos

Alba Cristina de Melo (UnB)
Andrey Brito (UFCG)
Carlos Alberto Kamienski (UFABC)
Carlos Montez (UFSC)
César Augusto Viana Melo (UFAM)
Edmundo Mauro Madeira (Unicamp)
Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA)
Eduardo Feitosa (UFAM)
Elias Procópio Duarte Jr. (UFPR)
Fabíola Gonçalves Greve (UFBA)
Fábio Moreira Costa (UFG)
Jacir Luiz Bordim (UnB)
Luci Pirmez (UFRJ)
Luiz Fernando Rust Carmo (Inmetro)
Marinho Barcellos (UFRGS)
Mauro Fonseca (PUCPR)
Michelle Wangham (Univali)
Paulo da Silva Gonçalves (UFPE)
Raquel de Freitas Mini (PUC Minas)
Ronaldo Alves Ferreira (UFMS)
Rosana Andrade (UFC)
Thais Vasconcelos Batista (UFRN)