XXXII Simpósio Brasileiro de
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014
Painel 1: SDN - Promessa ou Realidade?

Data e Horário: 6 de Maio de 2014 (terça-feira) das 16:00 às 18:00
Observação: atividade conjunta com o WRNP 2014.

Moderador: Christian Esteve Rothenberg (Unicamp)

Panelistas:
Marcelo Barcelos (Datacom)
Cesar Marcondes (UFSCar)
Joao Henrique de Souza Pereira (Algar)
Julio Sirota (NIC.BR)

Resumo:

Redes Definidas por Software (SDN - Software Defined Networks) representam um novo paradigma na área de redes de computadores, que entre outras novidades, separa os planos de dados e de controle. Nas redes atuais, enquanto o plano de dados precisa ser executado em todos os elementos de rede por definição e tem abstrações funcionais (modelo em camadas) que permitem compreender o seu funcionamento de maneira adequada, o mesmo não é verdade para o plano de controle. Para o plano de controle não existem abstrações generalistas que permitam um melhor controle da rede e uma visão unificada de várias funções de desenvolvimento de aplicações, implantação de novas soluções e gerenciamento da rede. SDN vem para tratar desse problema, propondo soluções inovadoras para um problema antigo de prover a área de redes de computadores com conceitos computacionais de mais alto nível.

Apresentada pelos seus defensores como uma revolução na área de redes de computadores, até o momento sua grande aplicação é em redes de datacenter associada com a necessidade de virtualização da computação em nuvem. Não há clareza sobre a adequação de SDN para outros ambientes, como WAN, embora já existam alguns esforços, como a rede WAN interna do Google.

Este painel irá discutir a situação atual do desenvolvimento de SDN, com as promessas, a realidade atual e as perspectivas para o futuro.

Currículos:

Christian Esteve Rothenberg é Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial (DCA) na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2013. Ele possui graduação em Ingeniero Superior de Telecomunicación pela Universidad Politécnica de Madrid (2004), mestrado em Dipl. Ing. Elektrotechnik pela Darmstadt University of Technology (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Unicamp (2010). De 2010 a 2013 trabalhou como pesquisador sênior da Fundação CPqD, atuando em projetos de P&D na área de plataformas IP da Diretoria de Redes Convergentes (DRC). Possui mais de 50 publicações em revistas e conferências e 2 patentes internacionais. Desde 2013 ele é Research Associate da ONF (Open Networking Foundation), organismo responsável pela padronização do protocolo OpenFlow. O primeiro contato com OpenFlow foi em 2009. Nesses cinco anos atuando na área de OpenFlow/SDN ele tem coordenado projetos de sucesso internacional como o RouteFlow ou o softswitch13. O RouteFlow é um projeto pioneiro na combinação de pilhas de protocolos open source virtualizadas em ambientes Linux com tecnologia OpenFlow para implementar o plano de dados. O softswitch13 é um projeto também de código aberto pioneiro no desenvolvimento e disponibilização de um ambiente completo de prototipagem de soluções SDN baseadas na versão 1.3 do protocolo OpenFlow. Recentemente tem participado do desenvolvimento do libfluid, driver OpenFlow vencedor do concurso promovido pela ONF conforme anunciado em Março de 2014.

Marcelo Boeira de Barcelos é Diretor de Tecnologia na DATACOM (www.datacom.ind.br). Engenheiro Eletricista [UFRGS] e Mestre em Ciência da Computação [UFRGS]. Profissional certificado CISSP - Certified Information Systems Security Professional [ISC2]. Atuação de 17 anos no mercado de comunicação de dados, telecomunicações e segurança da informação. Experiência com desenvolvimento de hardware, software embarcado, software aplicativo e segurança de redes. Desenvolvimento de protocolos, interfaces, equipamentos e softwares de gerência de rede nas tecnologias PDH, SDH, Ethernet e IP. Profissional responsável pela gerência de equipes de desenvolvimento e implantação de soluções de tecnologia em grandes empresas e provedores de serviço brasileiras e multinacionais. Pesquisador com trabalhos publicados na área de redes, telecom e segurança.

Cesar Marcondes é Professor Adjunto no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui graduação pela UEL (1997), mestrado pelo NCE/UFRJ (2002) e é PhD pela University of California Los Angeles (UCLA) (2008). Possui interesse nas áreas de: Controle de congestionamento avançado (TCP), Internet do Futuro, Testbeds Experimentais, Software-Defined Networks (SDN), TCP em Hardware, IA aplicada a Redes de Computadores, Redes Tolerantes a Atraso (DTN). Na área de Software-Defined Networks destaca-se seu trabalho no projeto REVIR (CTIC-RNP) em multicast SDN em 2012, também é o Task Leader do projeto FIBRE (CNPq/FP7) atuando no Framework de Controle OFELIA, ou seja, especialista na parte SDN da testbed FIBRE. Ministrou diversos cursos sobre OpenFlow, Frenetic, Flowvisor, RouteFlow entre 2012 e 2013. É o moderador da lista de discussão openflow do NIC.br. E também atua em projetos com a indústria na área de SDN.

João Henrique de Souza Pereira possui formação em eletrônica pela ETEFMC, ciência da computação pelo Centro Universitário do Triângulo, MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em gestão de pessoas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em redes de próxima geração pela Universidade Federal de Uberlândia e doutor em Internet do Futuro pela Universidade de São Paulo. É professor no Centro Universitário do Triângulo e líder de inovação e desenvolvimento na Algar Telecom. Com 20 anos de experiência em tecnologias de telecomunicações atua, principalmente, em: Internet do futuro, ontologia, redes de próxima geração, criação tecnológica e, com especial dedicação, na formação de jovens superdotados em comunidades carentes.

Julio Sirota é engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP com 30 anos de experiência em desenvolvimento de hardware e software de equipamentos para comunicação de dados e projeto e suporte a redes de diversos tipos. É Assessor Técnico para Projetos e Desenvolvimentos do CEPTRO - Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações, um dos departamentos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br.