XXXII Simpósio Brasileiro de
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014
Painel 3: BDaaS - Big Data-as-a-Service

Data e Horário: 8 de Maio de 2014 (quinta-feira) das 16:00 às 18:00

Moderador: José Neuman Souza (UFC)

Panelistas:
Marco Netto (IBM)
Hermes Senger (UFSCar)
Altigran Silva (UFAM)

Resumo:

A computação em nuvem permite o acesso a recursos computacionais localizados em algum datacenter remoto usando o modelo de serviços (“as a service”). Além dos modelos de serviço mais conhecidos como infraestrutura, plataforma e software (IaaS, PaaS e SaaS) várias outras aplicações podem ser oferecidas na nuvem como o processamento de grandes quantidades de dados distribuídos. Vivemos em uma época em que a quantidade de dados produzidos diariamente é superior à nossa capacidade de compreender o seu significado. Estes dados são gerados a partir de várias aplicações como redes sociais online, dados climáticos, experimentos científicos e transações comerciais. O chamado Big Data envolve uma coleção de dados tão grande e complexa que se torna muito difícil processá-la usando ferramentas convencionais de hardware e software. Várias tecnologias estão sendo discutidas para suportar big data, como bancos de dados com capacidade de processamento paralelo, sistemas de armazenamento escaláveis, plataformas de computação em nuvem e MapReduce.

Parcela significativa desta enorme quantidade de dados já está sendo tratada em plataformas na nuvem e esse número só deve aumentar no futuro. Deste modo, a interface entre a computação em nuvem e big data oferece a possibilidade de inúmeros novos serviços e aplicações para aprimorar a experiência de usuários comuns na Internet e não apenas de empresas que possuem alto poder computacional para processar e minerar grandes volumes de dados. Big Data as a Service (BDaaS) é comumente usado para se referir a serviços que oferecem análise de grandes conjuntos de dados complexos usando na Internet hospedados na nuvem computacional.

Este painel irá discutir as possibilidades e perspectivas que a união das áreas de nuvem e análise de grandes bancos de dados oferecem para o futuro.

Currículos:

José Neuman de Souza é Membro SÊNIOR do IEEE e Professor TITULAR da Universidade Federal do Ceará. Possui GRADUAÇÃO em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1984), MESTRADO em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1989), campus de Campina Grande, DOUTORADO em Informatique - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1994), França, e desenvolveu atividades de PÓS-DOUTORADO SÊNIOR (2008-2009) no LNCC-Laboratório Nacional de Computação Científica, Petrópolis, Rio de Janeiro. Editor Sênior de Área para o Journal of Network and Computer Applications (ISSN: 1084-8045, Elsevier). Membro efetivo do corpo editorial dos períodicos (Elsevier) Computer Communications (ISSN: 0140-3664) e Computer Networks (ISSN: 1389-1286) e International Journal (Wiley InterScience) of Network Management (ISSN: 1099-1190). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, gerência de redes, sistemas de informaçao, grades e nuvens computacionais. Membro da Diretoria do LARC-Laboratório Nacional de Redes de Computadores no período de 1999 a 2005 e seu representante no Conselho de Administração da Associação RNP - AsRNP de 2000 a 2005. Professor convidado na Universidade de Versailles Saint Quentin en Yvelines (França, 2001), Universidade de Paris Nord (Paris XIII) (França, 2005, 2006, 2008 e 2009), Universidade de Ottawa (Canadá, 2007), Universidade de Evry Val d'Essonne (França, 2011) e pesquisador convidado CNRS na Universidade de Bordeaux I (França, 2010). Representante brasileiro no IFIP/TC6 (Communication Systems) a partir de 1999.

Marco Netto has over 14 years of experience on resource management for distributed systems. He works mainly on Cloud Computing related topics. He is currently the manager of the Industrial Cloud Technologies Group at IBM Research Brazil. Marco published over 40 scientific publications, including journals, conference papers, and book chapters, and has filed over 30 patents. Marco obtained his Ph.D. in Computer Science at the University of Melbourne (2010), Australia and his M.Sc. (2004) and B.Sc (2002) degrees at PUCRS, Brazil. His research interests are Cloud Computing with focus on SLA management, virtualization, high performance computing, big data, auto-scaling, cloud bursting, job scheduling, Quality-of-Service, and scientific computing.

Hermes Senger é professor Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como docente em Computação, nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Coordena o projeto FINEP CT-INFRA para implantação da Cloud@UFSCar. Como pesquisador em Computação e Informática, coordenou diversos projetos (apoiados pelo CNPq, FAPESP e pela RNP), e participou como pesquisador de outros cinco projetos apoiados pela FAPESP, CNPQ, RNP e Comunidade Européia. Possui mais de 40 trabalhos publicados em revistas e anais de congressos científicos com seletiva política editorial. Seus principais interesses em pesquisa incluem BigData, computação em nuvem, computação de alto desempenho (clusters, grades e clouds computacionais).

Altigran Silva é professor associado do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) onde atua como pesquisador, professor e orientador na graduação, mestrado e doutorado. Seus interesses de pesquisa envolvem Gerência de Dados, Recuperação de Informação e Mineração de Dados com ênfase no ambiente da World-Wide Web. Sobre estes temas, tem coordenado e participado de dezenas de projetos de pesquisa que resultaram em mais de 100 publicações científicas em periódicos e anais de conferência de boa qualidade nestas áreas. Em 2007 foi o Coordenador do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD) e em 2010 atuou com co-chair da trilha "Bridging Structured and Unstructured Data" da International World Wide Web Conference. Participou também como membro de comitês técnico de programa em cerca de 40 conferências e workshops realizados no Brasil e no Exterior. Em 2012, foi indicado como palestrante convidado para o SBBD. Exerceu entre 2007 e 2009 a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM. É atualmente o Coordenador Adjunto da área de Computação na CAPES e desde 2005 é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É co-fundador de empreendimentos de tecnologia, entre eles a Akwan Information Technologies, adquirida pela Google Inc. em 2005, e a Neemu.com, empresa de tecnologia de informação para aplicações em varejo on-line que cobre hoje 25% do e-commerce brasileiro.