XXXII Simpósio Brasileiro de
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014


Mensagem dos Coordenadores Gerais

Boas-vindas a todos os participantes do 32º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2014). Através dos anos, o SBRC vem se consolidando com um dos principais eventos científicos da área de Informática no país, trazendo sempre conceitos e práticas inovadoras nas áreas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Nos sentimos extremamente honrados pela confiança em nós depositada para realizar esse importante evento novamente em Florianópolis, Santa Catarina.

O SBRC se caracteriza por proporcionar uma rica troca de ideias e experiências entre professores, pesquisadores, profissionais e estudantes atuantes na área de interesse do simpósio. É sempre um desafio manter o SBRC nos padrões de qualidade que o tem caracterizado em suas exitosas edições passadas.

A programação do SBRC 2014 engloba um conjunto de atividades bastante abrangente e de alta qualidade técnica. São 21 sessões técnicas nas quais serão apresentados 66 artigos completos, selecionados por meio de um rigoroso trabalho de revisão, envolvendo uma grande variedade de temas pertinentes e atuais relacionados às áreas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. A programação inclui ainda cinco palestras proferidas por pesquisadores internacionalmente renomados e três painéis abordando temas extremamente atuais: SDN, 5G e BDaaS. São oferecidos seis minicursos, voltados à formação e atualização dos participantes sobre tópicos selecionados através de chamada pública. Adicionalmente, nove workshops são realizados em paralelo ao SBRC, focados em temas específicos e emergentes relacionados à área de interesse do simpósio. Nesta edição, também homenageamos como prêmio Destaque SBRC uma personalidade das áreas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos por sua contribuição significativa para a evolução da pesquisa e para a estruturação de uma sólida comunidade científica no Brasil.

As excelentes atividades programadas nesta edição são produto dos esforços de seus respectivos coordenadores. Um agradecimento muito especial a Markus Endler, Luciano Gaspary, Antonio Loureiro, Carlos Kamienski, Carlos Ferraz, Carlos Maziero e Alfredo Goldman pelo tempo e empenho na efetivação das várias trilhas do SBRC 2014.

Por fim, exaltamos o trabalho intenso e extremament e competente realizado pelo integrantes do Comitê de Organização Local. Agradecemos ainda às diretorias do SBC e do LARC, promotores do SBRC, pela confiança depositada em nós, e pelo competente apoio organizacional prestado pela equipe administrativa da SBC. Somos também gratos aos integrantes do Comitê Consultivo do SBRC e à coordenação da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos da SBC, pelos aconselhamentos e pelo suporte financeiro inicial prestado à organização do SBRC 2014. Gostaríamos de agradecer ainda aos patrocinadores do simpósio: o Comitê Gestor da Internet no Brasil, às agências governamentais de fomento – CNPq, CAPES e FAPESC – e às empresas patrocinadoras por reconhecerem o SBRC como um evento importante para o fomento à pesquisa e inovação nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos.

Por fim, agradecemos aos Departamentos de Automação e Sistemas e de Informática e Estatística da UFSC, por prestarem o indispensável suporte para a realização do SBRC.

Desejamos a todos os participantes que tenham uma excelente estadia em Florianópolis e que tirem proveito de todo o conhecimento que as atividades o SBRC 2014 tem a lhes oferecer.


Florianópolis, maio de 2014.

Joni da Silva Fraga (UFSC)
Frank Augusto Siqueira (UFSC)
Coordenadores Gerais do SBRC 2014