XXXII Simpósio Brasileiro de
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014




Bem-vindos ao Salão de Ferramentas do SBRC!

Ao ser chamado para organizar o Salão deste ano, fiquei particularmente contente, por diversas razões. Primeiro, foi a minha estreia no quadro de organizadores do SBRC, eu já havia participado antes como autor, apresentador, membro do comitê de programa e organizador de workshop. Mas, confesso que participar de forma mais efetiva na organização foi uma experiência muito enriquecedora. Saber um pouco de todo o trabalho que há nos bastidores foi bastante motivador, ao menos espero cumprir de forma satisfatória a parte que me coube.

Segundo, com a experiência que venho adquirindo após o meu doutoramento, acredito cada vez mais na importância de aproximar a pesquisa em geral de algo mais concreto e com potencial de aplicação na prática. Neste sentido, a implementação de ferramentas vai bem além das simulações, do pseudocódigo e de garantias de otimalidade.

Finalmente, o papel de coordenador deste evento foi extremamente facilitado, por duas razões, o apoio do ótimo comitê de programa e o alto nível das ferramentas submetidas. Neste ano, tivemos 18 submissões, sendo que destas 9 foram aceitas para apresentação. Cada ferramenta foi revisada por ao menos três revisores. Sendo que para as ferramentas aceitas, não houve nenhuma recomendação negativa, após uma fase de discussão entre os revisores. O comitê foi formado por 27 pesquisadores, sendo que foram indicados por eles mais 4 revisores adicionais.

Para terminar, gostaria de agradecer todo o apoio que tive dos organizadores, Joni e Frank, que pacientemente responderam às minhas dúvidas e me apoiaram em tudo que foi necessário.

Um ótimo Salão a todos!!!!


Alfredo Goldman (USP)
Coordenador do Salão de Ferramentas