XXXII Simpósio Brasileiro de
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014


Mensagem dos Coordenadores




Ao longo de mais de três décadas de realização, o SBRC tornou-se o mais importante evento científico nacional em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, e um dos mais concorridos na área de Ciência da Computação. Nesta 32ª edição, realizada em Florianópolis, a comunidade continuou a prestigiar o evento com um excelente número de submissões. De um total de 221 artigos completos submetidos, foram aceitos 66 para apresentação e publicação, perfazendo uma taxa de aceitação em torno de 30%.

Os 221 artigos foram submetidos a uma avaliação criteriosa executada pelos 112 membros do Comitê de Programa e por 133 revisores associados a eles. Cada artigo foi avaliado por, pelo menos, 3 especialistas na área, sendo que a maior parte dos artigos recebeu 4 pareceres. Após a etapa inicial de avaliação pelos revisores, os autores tiveram a oportunidade de submeter uma réplica (rebuttal) aos revisores, prestando os devidos esclarecimentos. Na sequência, os revisores tiveram acesso aos rebuttals dos artigos revisados e foram estimulados a discutir as avaliações com os demais co-revisores de cada artigo, com o objetivo de refletir sobre os seus pareceres e tentar reduzir eventuais discrepâncias nas avaliações, culminando com recomendações mais coerentes sobre uma potencial aceitação ou rejeição do artigo. Para todos os artigos que estavam na zona cinza (i.e., aqueles nem claramente aceitáveis e nem claramente rejeitáveis), convidou-se, então, mais um membro do Comitê de Programa, especialista no assunto, para avaliar os pareceres e dar uma opinião final sobre o destino de cada artigo. Finalizando todo o processo de seleção, os resultados foram consolidados, discutidos e homologados pelos membros do Comitê de Programa.

Nos anais encontram-se os textos dos artigos completos selecionados, cobrindo tópicos como redes de rádios cognitivos, redes veiculares, redes definidas por software, Internet do futuro, computação em nuvem e segurança de redes e serviços. Acreditamos que esses tópicos refletem bem a diversidade e o vigor das iniciativas de pesquisa em curso nas universidades, centros de pesquisa e empresas do País.

Como forma de promover uma maior visibilidade internacional dos excelentes trabalhos conduzidos pela comunidade, os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para o Journal of Internet Services and Applications (JISA), da Springer, ou para a Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RB-RESD). Além disso, pela primeira vez na história do SBRC, todos os artigos aceitos para a Trilha Principal - e apresentados no SBRC - serão publicados no IEEE Xplore, alavancando esses artigos para um novo patamar de visibilidade.

Gostaríamos de expressar os nossos sinceros agradecimentos aos membros do Comitê de Programa e revisores pelo árduo trabalho realizado. A grande maioria dos pareceres foi de uma qualidade excepcional, demonstrando grande objetividade, imparcialidade e com muitas recomendações para os autores. Ficamos muito satisfeitos, e sabemos que é somente com esse processo cuidadoso de avaliação e seleção de artigos que o alto nível de qualidade do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos pode ser mantido. Um agradecimento especial também vai aos coordenadores gerais deste 32° SBRC – professores Joni da Silva Fraga e Frank Siqueira – pela confiança depositada em nosso trabalho e pelo apoio prestado ao longo de todo o processo. Além disso, estendemos o nosso muito obrigado para a equipe de suporte do JEMS, que atendeu prontamente os nossos pedidos. Por fim, queremos agradecer aos autores de artigos e participantes do Simpósio pelo seu interesse no evento, bem como pelo trabalho investido no aprimoramento dos artigos e na preparação das apresentações. Esperamos e desejamos que todos vocês apreciem a programação técnica e que os trabalhos e as conversas no café sirvam de inspiração para novos projetos e cooperações. Tenham ótimos dias aqui em Floripa, a Ilha da Magia! 


Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)
Markus Endler (PUC-RIO)
Coordenadores do Comitê de Programa