XXXII Simpósio Brasileiro de
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014
Mensagem Coordenadores  |   Sessões Técnicas  |   Comitê de Programa 


Mensagem dos Coordenadores


A Internet cresceu e evoluiu muito desde suas origens em 1969, transformando a sociedade como um todo. Apesar do seu inegável sucesso, a tecnologia da Internet tem mostrado suas limitações diante dos cenários atual e, principalmente, futuro que se apresentam.

Preocupados com a perenidade da Internet e com sua capacidade de adaptação perante estes novos desafios, partiram de pesquisadores mundo afora, em particular nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, iniciativas que buscam estudar e conceber novas arquiteturas e tecnologias para a Internet do Futuro, a partir de abordagens tanto evolutivas quanto revolucionárias.

O WPEIF é uma tentativa de chamar este tema à atenção da comunidade brasileira de redes de computadores e sistemas distribuídos, porém de uma perspectiva mais experimental, mais voltada à prototipagem de ideias e à experimentação e validação de propostas em ambientes que apresentem características e fenômenos bastante próximos daqueles apresentados em redes IP de produção.

Para tanto, desde sua 1ª. edição , no SBRC 2010, em Gramado, temos tido e atuado em torno de quatro preocupações principais: i) despertar este espírito de prototipagem e de validação em larga escala dos protótipos, bem no espírito do “we believe in runing code and rough consensus” que permeia a Internet, ii) capacitar a comunidade para tal, iii) criar infraestruturas para a experimentação e validação em larga escala e iv) buscar o diálogo e fontes de financiamento para a execução de projetos desta natureza.

Na edição de 2010 trouxemos membros do time do Prof. Nick Mckeown, da Universidade de Stanford, para ministrar um curso teórico e prático, de um dia inteiro, sobre o protocolo OpenFlow para mais de 50 participantes. E é com grande satisfação que vimos esta comunidade crescer ao longo dos anos.

Nesta 5ª edição, o WPEIF dedica metade da sua programação ao lançamento oficial da infraestrutura de validação e experimentação em larga escala desenvolvida no projeto FIBRE – Future Internet testbed/experimentation between BRazil and Europe. A outra metade da programação contempla os artigos selecionados na chamada pública de trabalhos e a apresentação de abertura sobre a tecnologia Netwok Functions Virtualization (NFV), suas oportunidades para a comunidade e seus impactos na rede FIBRE.

Gostaríamos de agradecer aos autores pelo interesse no evento e pela qualidade dos trabalhos submetidos, aos membros do comitê técnico de programa e revisores pela qualidade das revisões e aos coordenadores de workshops e geral do SBRC pela confiança em nós depositada e pelo apoio na organização do WPEIF. E principalmente, gostaríamos de agradecer aos participantes do WPEIF, cujo número cresce a cada edição, consagrando-o como um dos maiores e mais importantes workshops do SBRC.

Marcos Rogério Salvador (LeNovo)
Michael Stanton (RNP & UFF)
Coordenadores do WPEIF 2014
Topo




Sessões Técnicas

Sessão Técnica 1
RepoSDN: Um Método de Organização e Coordenação de Aplicações em Repositório para Redes Definidas por Software
Romulo Pinheiro (UFPA), Andre Bahia, Dangelo Mendes, Billy Pinheiro, Antônio Abelém e Joelyson Rodrigues

Sessão Técnica 2
Resiliência no Plano de Controle para Redes Definidas por Software
Eros Spalla (UFES), Diego R. Mafioletti, Alextian Liberato, Magnos Martinello, Rodolfo Villaça

Balanceamento de Carga em SDN Provido por Comutadores Estocásticos de Prateleira
Alextian Liberato (UFES, IFES), Diego R. Mafioletti (UFES), Eros Spalla (UFES), Magnos Martinello (UFES) e Rodolfo Villaça (UFES)

Análise e Gerenciamento de Rede através de Grafos em Redes Definidas por Software
Gustavo Pantuza (UFMG), Frederico Sampaio, Luiz F. M. Vieira, Dorgival Guedes e Marcos A. M. Vieira

Quality-oriented Mobility Control Architecture for ETArch Handover Optimization
Felipe Silva (IFRN, UFRN), José Castillo-Lema (UFRN), Augusto Neto (UFRN), Flávio Silva (UFU), Pedro Frosi Rosa (UFU), Daniel Corujo (ITAV, Portugal), Carlos Guimarães (ITAV, Portugal) e Rui Aguiar (ITAV, Portugal)

Enabling a Carrier Grade SDN by Using a Top-Down Approach
Flávio Silva (UFU), Caio C. Ferreira (Algar Telecom), Natal Neto (UFU, Algar Telecom), Alex Mota (Algar Telecom), Luiz Claudio Theodoro (UFU, Algar Telecom), João H. S. Pereira (Algar Telecom), Augusto Neto (UFRN) e Pedro Frosi Rosa (UFU)



Comitê de Programa

Adriano Cansian (ACME/Unesp)
Antonio Jorge G. Abelém (FERCOM/UFPA)
Christian Esteve Rothenberg (CPqD)
Edmundo Roberto Madeira (IC/Unicamp)
Fabio Luciano Verdi (UFSCar)
José Augusto Suruagy Monteiro (Unifacs)
José Ferreira de Rezende (GTA/UFRJ)
Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)
Ronaldo Alves Ferreira (UFMS)